PANDEMIA FICOU PARA TRÁS
A chegada da alta temporada fez o Turismo superar em 2% do nível de atividade registrado em fevereiro de 2020. Para 2023, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta crescimento de 2,5% no setor. Em 2022, segundo dados divulgados pela recente Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de receitas das atividades turísticas avançou 29,9% em relação a 2021. O crescimento inédito de serviços, que compreende o segmento de turismo, consolida um cenário de recuperação depois da pandemia e aponta o potencial do setor para gerar o crescimento de que o País tanto precisa. O prognóstico é de manutenção do avanço do faturamento ao longo do ano.
Em dezembro, no finalzinho do Governo Bolsonaro, a alta de 4,1% nos volumes de receitas do turismo foi a maior já registrada para o mês desde o início da apuração da PMS, há 11 anos. Entre março e agosto de 2020, o turismo teve que eliminar 470 mil vagas formais e, nos meses subsequentes, foram criadas cerca de 465 mil vagas de emprego. “A expectativa é que esse movimento anule a retração da força de trabalho ainda dentro desta alta temporada”, aponta a CNC. Para 2023, a CNC projeta um saldo entre admissões e desligamentos de 84 mil postos de trabalho no setor.
Segundo dados recentes apurados pela Confederação, o segmento acumulou perdas de faturamento de R$ 531,8 bilhões desde o início da crise sanitária. Com o avanço gradativo das receitas, a expectativa é que, a partir de agora, inicie um processo de recuperação dos prejuízos. Os Estados de São Paulo (R$ 248,6 bilhões) e do Rio de Janeiro (R$ 75 bilhões), principais epicentros da crise sanitária no Brasil, concentram mais da metade (61%) das perdas acumuladas no cenário nacional.
CARNAVAL & HOTELARIA
Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) mostra que a taxa de ocupação de leitos na rede hoteleira do país, durante o feriado de carnaval, deverá ser alta, especialmente nos estados com tradição de folia. “Já estamos alcançando bons índices, mas eles tendem a aumentar até sexta feira (17/02) início do carnaval, pois o turista nacional deixa para fazer as reservas na última hora”, afirmou o presidente da entidade, Manoel Linhares. Aqui no Sul do Brasil, a rede hoteleira que abrangem as praias gaúchas trabalham com a expectativa de atingir 100% de ocupação, enquanto Gramado e Canela, no interior do Rio Grande do Sul, devem ficar em 80%. Outra cidade turística da região, Bento Gonçalves, pode checar a 70%.
Na nossa Santa e Bela Catarina, Florianópolis tem expectativa próxima de 100% de hotéis ocupados, seguida da Costa Verde & Mar (90%), Vale do Contestado, Vale dos Imigrantes e Caminho dos Príncipes (80%) e Caminhos do Alto Vale (78%). A Região serrana Catarinense já está completamentelotada pois o que se busca é muita natureza e traquilidade, longe do oba oba infernal das grandes metrópoles ou na beira da praia. Já no Paraná, a estimativa é chegar a 60%. “No primeiro Carnaval após a pandemia, estamos chegando a índices próximos aos do carnaval de 2020. A recuperação da hotelaria nacional, porém, ainda não está consolidada e será lenta, pois no período da pandemia 80% dos hotéis ficaram fechados e os 20% que permaneceram em operação registram ocupação entre 5% a 8%”, comentou Linhares.
CONNECCTION TERROIRS
Com o intuito de viabilizar melhores experiências e acesso a importantes conteúdos, a 6ª edição do Connection tem alteração de data e amplia o período de realização. O evento com o tema “Terroirs do Brasil” será de 17 a 21 de maio de 2023 e está dividido em quatro pilares temáticos (biodiversidade, competitividade, mercado e turismo). O Palácio dos Festivais será o grande palco para a apresentação dos temas, a programação se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com Indicação Geográfica (IG), e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com sessões de negócios. Nesta edição, a grande novidade são os roteiros especiais de benchmarking, que vão propor uma imersão exclusiva pelos casos de sucesso dos principais terroirs e indicações geográficas da Serra Gaúcha.
O termo “terroir” faz referência ao valor de identidade única aos produtos de um território específico. Como exemplo, o vinho na Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Para apresentar as riquezas únicas do Brasil em toda sua biodiversidade, tendo o Rio Grande do Sul como Estado anfitrião, o Connection terá palestrantes convidados nacionais e internacionais. As inscrições para 6ª edição do evento já podem ser realizadas garantindo o valor promocional de R$ 299,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos. Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience.
ABAV SC – NOVA SEDE
Para consolidar o novo momento vivenciado pela ABAV-SC, suas novas diretrizes de trabalho e formas de atuação, que buscam sempre reverenciar a harmonia entre o quadro associativo, diretoria e trade turístico catarinense, a associação Brasileira de agente de Viagens de Santa Catarina, presidida por Conceição Junkes, inalgurará no próximo dia 01/03, as 19:0oo hs, sua nova sede ABAV-SC, cuja cerimônia será realizada nas dependências do edifício Duetto Office, espaço que abriga a nova, com coquetel de boas vindas.
ABAV/PR E TURISMO RELIGIOSO
Entre os dias 15 e 17 de março ocorre em Paranaguá (PR), o 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, importante evento regional, apoiado pela ABAV-PR. Sua primeira edição foi realizada em 2018, como programação oficial do evento anual da ABAV-PR, então chamado de Salão Paranaense de Turismo. Com o objetivo de contribuir com a qualificação do Turismo Religioso no Estado, o evento valoriza o patrimônio histórico-cultural e busca incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual. O Fórum reúne profissionais envolvidos com o setor – entre destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas diversas, entre outros. Durante os dias de sua realização, promove a troca de experiências e conhecimentos entre especialistas em Turismo Religioso do Paraná, de diversos estados do país e do exterior.
O Fórum volta a ser presencial neste ano e o município de Paranaguá será o anfitrião, tendo a força conjunta da prefeitura, do Santuário Nossa Senhora do Rocio (foto), Adetur Litoral e do Convention & Visitors Bureau Litoral. No Estado do Paraná, o setor representa 25% dos atrativos neste segmento, sendo o 3º em número de atrativos, entre templos religiosos, rotas de peregrinação e outros patrimônios religiosos. O paranaense também é considerado um povo de fé, o que confere ainda mais força às discussões e melhorias desta temática.
O 5º Fórum de Turismo Religioso do Paraná é uma realização do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Sistema Fecomércio Sesc-Senac-PR, ABAV-PR, Sebrae-PR, Rota do Rosário, Lunardelli e TV Evangelizar, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Paranaguá, Convention Bureau de Paranaguá, Adetur Litoral e Santuário Nossa Senhora do Rocio. Para mais informações CLIQUE AQUI.
HACKATOUR CATARATAS
O Festival das Cataratas acontece apenas de 31 de maio a 2 de junho, porém a organização do evento já está focada na programação paralela do evento. O Hackatour Cataratas, por exemplo, já está com inscrições abertas para a sua 10ª edição, que ocorre entre os dias 9 e 11 de março. A maratona de programação é aberta para alunos e entusiastas de turismo e tecnologias, e tem como objetivo buscar soluções para demandas previamente pesquisadas e validadas com empreendedores e investidores de todo o Brasil. A edição será híbrida (on-line e presencial em Foz do Iguaçu) com três dias intensos de workshops, palestras, desenvolvimento e mentorias com profissionais qualificados. Com foco na inovação, o tema será “Think globally, act locally” (“Pense globalmente, Atue localmente”).
As três melhores equipes receberão mentorias para a aceleração de seus projetos, além da aparelhos eletrônicos e a premiação em dinheiro (R$ 5 mil) para a primeira colocada. Saiba mais em www.hackatour.com. E já estão abertas oficialmente as inscrições para o 18º Festival das Cataratas, com destaque para o lote promocional para hoteleiros, que segue até o dia 22 de abril. Lembrando que agentes de viagens, operadores e guias de turismo devidamente inseridos no Cadastur, têm direito a isenção. Fique por dentro de tudo clicando AQUI.
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