TAP EM FLORIANÓPOLIS ATÉ 2026
A TAP Air Portugal passa por um processo de reestruturação financeira que têm previsão de acabar somente no fim de 2025. Isso faz com que a companhia não possa aumentar sua frota de aeronaves e, consequentemente, abrir novas rotas. Apesar do momento delicado, a companhia fechou 2023 com lucro líquido de 177 milhões de euros, recorde de receitas, mais de 16 milhões de passageiros transportados e ainda chegará ao seu recorde de voos no Brasil. Mas como a TAP irá crescer no Brasil sem aumentar sua frota de 96 aeronaves? Substituindo aeronaves menores, chamadas de narrowbodies, por aeronaves maiores, de fuselagem larga, capaz de voar em longas distâncias. Esta estratégia faz com que a companhia bata o recorde como a companhia aérea internacional com a maior oferta da história do Brasil! Mas, infelizmente, não abre espaço para a prospecção de novas rotas, embora isso nunca tenha saído do radar.
Todavia, a TAP, além de anunciar o lançamento de uma loja com atendimento inédito durante a WTM na Capital Paulista e comemorar o recorde histórico no Brasil em 2024, seu diretor geral para as Américas, Carlos Antunes, ainda esbarra na abertura de novas rotas, incluindo os tão esperados voos para Florianópolis. “Como a gente cresce no Brasil em meio a esse processo de reestruturação e sem aumentar a frota? Substituindo jatos menores por aeronaves maiores e de mais capacidade. Saem aeronaves antigas e chegam aeronaves de última geração, as quais escalamos para as rotas de longo curso para Estados Unidos, Canadá e Brasil. Temos trabalhado dessa forma, o que permitiu com que crescêssemos 20% em receita e atingíssemos o recorde de 4,2 bilhões de euros em 2023”, afirmou. A boa notícia é que Florianópolis está no Top 5 das possíveis novas rotas que devem ser inauguradas após o fim do processo, em dezembro de 2025. Foi o que garantiu o Diretor Geral da TAP. “Continuamos com conversas bastantes consistentes com diversos locutores de Santa Catarina sobre a possibilidade de voos para Florianópolis, mas falta aeronave e tripulação. Dentre as rotas que estamos de olho, Florianópolis está no Top 5, para 2026”, concluiu.
FLORIPA AIRPORT – MELHOR DO BRASIL
A propósito, o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz foi eleito pela quarta vez consecutiva o melhor aeroporto do país, na premiação mais importante do setor no Brasil, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. O terminal da capital catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros, independentemente da categoria, entre os 20 maiores aeroportos pesquisados ao longo de todo o ano de 2023. Florianópolis alcançou a nota 4,74, em uma escala que vai de 1 a 5. Em segundo lugar, aparece, pelo segundo ano consecutivo, o Aeroporto Internacional de Vitória, também administrado pela Zurich Airport Brasil, com a nota 4,73. Com isso, a Zurich Airport Brasil se consolida como a operadora dos melhores aeroportos do Brasil. A cerimônia de premiação “Aviação + Brasil 2024” aconteceu nesta quinta (25) em Brasília e reconheceu os aeroportos que se destacaram na qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Ao todo, foram ouvidos mais de 90 mil usuários. Essa é a quarta vez que Florianópolis fica com o prêmio. Em 2020, 2021 e 2022, o aeroporto também foi escolhido como o melhor do Brasil na avaliação dos passageiros.
O item comércio e serviços foi destaque na avaliação dos passageiros em Florianópolis, com nota 4,14 – melhor desempenho entre os aeroportos pesquisados, também na escala que vai de 1 a 5. O Boulevard 14/32, uma praça de lazer, compras, serviços e gastronomia, localizada em frente ao terminal, além de um mix comercial que contempla grandes marcas e iniciativas locais, tiveram papel fundamental na boa avaliação dos passageiros. Outro ponto que contribuiu de forma significativa para a conquista do primeiro lugar pelo Aeroporto de Florianópolis é a limpeza do terminal com nota 4,78. Já em Vitória, o destaque foi o conforto no terminal que recebeu a nota 4,18, a maior nesta categoria.
EVOLUÇÃO
“Somos incansáveis em buscar a melhoria contínua das nossas operações. No último ano, tivemos uma evolução significativa no mix comercial e de serviços do Floripa Airport, com a chegada de novas lojas e com a transformação do Boulevard 14/32, a praça em frente ao terminal, em um pool de gastronomia e serviços. É muito gratificante perceber que os passageiros e visitantes reconhecem esse esforço ”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que acompanhou a premiação em Brasília e recebeu os troféus de Florianópolis e Vitória. Florianópolis recebeu 2 troféus: Melhor Aeroporto do Brasil e melhor aeroporto na categoria até 5 milhões de passageiros. Os entrevistados avaliaram 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, que envolvem a experiência do passageiro e englobam processos aeroportuários, como inspeção de segurança e serviços como Wi-Fi, limpeza, conforto térmico, disponibilidade de tomadas e avisos sonoros aos passageiros. Desde que a Zurich Airport Brasil assumiu a administração do aeroporto de Florianópolis o terminal evoluiu rapidamente no ranking de satisfação geral dos passageiros. Em 2018, ano em que o grupo suíço passou a administrar o terminal catarinense, o aeroporto ocupava o último lugar na lista. Já em 2019, antes da inauguração do novo terminal, Florianópolis recebeu o prêmio “Destaque” entre os 20 aeroportos, por ser o aeroporto que mais evoluiu no ranking e ainda o prêmio de “Melhores Serviços Prestados aos Passageiros”. A partir daí, o Floripa Airport se consolidou na liderança do ranking.
BRASILEIROS NO EXTERIOR
Por conta de passagens aéreas mais baratas, voos mais rápidos (ponto a ponto), sem conexões absurdas, segurança e muita conectividade, pelo 24º mês consecutivo, cresceu o número de passageiros transportados para exterior. De acordo com dados da Anac, em março deste ano foram transportados quase 2 milhões de viajantes nesse segmento, aumento de 20,8% na comparação com o mesmo período de 2023, quando 1,6 milhão de pessoas voaram em destinos internacionais. Com relação aos dados do primeiro trimestre de 2024, o crescimento é ainda superior, de 23,5%. A quantidade de voos realizados também segue em ritmo acelerado. No terceiro mês deste ano, houve um incremento de quase 2 mil voos a mais em relação a março de 2023, quando as companhias brasileiras e estrangeiras realizaram 11.531 operações aéreas nesse período contra 9.863 no último ano, ou seja, crescimento de 16,9%. No trimestre, a alta foi de 18,75%. De acordo com os dados do setor aéreo, o movimento cresceu ainda mais nas viagens para a América do Sul, o que justifica as novas rotas anunciadas nos últimos dias pelas companhias aéreas para atender a demanda crescente. O número de passageiros saindo para países do continente cresceu 36% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023. Foram 1,2 milhão de pessoas. A Argentina lidera o ranking com 541 mil passageiros embarcados. Mas os destinos que mais cresceram, em relação ao ano passado, foram Peru (90%), Uruguai (58%) e Chile (57%).
TURISMO INTERNO
Todavia, embora estejam crescendo muito as viagens de brasileiros para o exterior, devido todas as facilidade que sabemos, o turismo interno, principalmente aqueles dentro do próprio estado e estados vizinhos, estão em alta para os meses de junho, julho e agosto (festas juninas, julinas e dia dos pais). Isto é, são aquelas predominantes do público brasileiro, que geralmente prefere as férias de fim de ano para realizar uma viagem internacional. Os dados prospectivos sobre reservas de passagens aéreas revelam justamente este interesse crescente em viagens domésticas durante as férias de meio de ano. É o que informa o mais novo estudo da ForwardKeys sobre o mercado brasileiro. De acordo com a empresa, os brasileiros estão demonstrando uma maior inclinação para explorar o seu próprio país, com as partidas domésticas marcadas para julho de 2024 representando 60% de todos os voos do Brasil, contra 56% durante o mesmo mês de 2023. Entre os destinos domésticos que estão experimentando um aumento na popularidade, destaque para São Paulo (+7 pontos percentuais) e Rio de Janeiro (+2 p.p.), as duas maiores cidades do Brasil, que apresentam uma participação maior nas pesquisas gerais de voos em comparação com o ano anterior. São Paulo, em particular, beneficia-se de uma melhor conectividade doméstica, facilitando o acesso de viajantes de diversas partes do país à cidade.
As tendências atuais sugerem que o gap entre os destinos de maior procura e os destinos de média ou pequena dimensão segue aumentando. Segundo a pesquisa da ForwardKeys, a comparação de pesquisas de voos em julho de 2023 e 2024 para viagens domésticas revela um crescimento muito maior para São Paulo e Rio de Janeiro do que em regiões já consolidadas no país, como Fortaleza e Recife, com queda de 1%, e Salvador, que não variou de 2023 para 2024. Como resultado, as duas principais cidades do Brasil aumentaram a sua quota total de pesquisas de voos domésticos em 9% num ano, para 23%, enquanto outros destinos domésticos mantêm ou perdem esta participação. “Isto aprimora o risco de uma procura cada vez mais centralizada, a menos que sejam feitos esforços para melhorar a conectividade e promover opções alternativas”, informou a empresa.
SANTA CATARINA & RIO GRANDE DO SUL
Já nós catarinenses, temos um mundo de opções dentro do nosso próprio Estado. Recebemos não só os turistas do Brasil como nós mesmos desbravamos a Bela e santa Catarina e a belíssima Serra Gaúcha a exemplo de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Bento Gonçalves… Aqui em nosso estado, num ramo de 300km temos serra, freio, geada, neve, águas termais, o Vale europeu, o Vale dos Imigrantes, o Vale do Contestado, Balneários extremamente badalados e, tudo isso com ótimo acolhimento e fantásticas acomodações hoteleiras, proporcionando, dessa forma, viajar de carro ou de ônibus, sem precisar caríssimo por longas e demoradas viagens de aviões e suas conexões absurdas. Eu que viajo e você também tenho certeza, recebe em seu whats ou e-mails, promoções de viagens nacionais vindas da Decolar, Kayak, 123 milhas, Maxmilhas. O Preço a princípio é extremamente convidativo. Ao irmos buscar mais informações percebemos que são informações falsas, pois em cima do valor incidem taxas de emissão do bilhete, tacxs operacionais, não incluem bagagem e os horários e tempo dos voos chegam a ultrapassar 15 a 20 horas. Propagandas verdadeiramente enganosas e que em tempo algum valem a pena. Portanto, além de termos ótimas opções dentro do nosso Estado, vale mais a pena e é muito mais seguro e barato. E isso vale para qualquer outro estado.
CAPELA ESCOCESA EM GRAMADO
Quando a gente já pensa que é o máximo, o Castelo Saint Andrews se supera mais uma vez. Para aqueles que querem se casar em uma capela escocesa, num castelo escocês e muito, mas muito romance e com todas as facilidades, o Castelo Saint Andrews, na encantadora e romântica Gramado (RS), terá uma capela inspirada na catedral da cidade de St. Andrews, Escócia. A capela está sendo construída com a proposta de trazer aos hóspedes e visitantes uma viagem no tempo, mostrando um pouco a história da catedral de Saint Andrews. “Nossa maior inspiração foi a catedral Saint Rules em Saint Andrews na Escócia, que é o prédio mais conservado e impactante do complexo, com suas torres duplas abertas à visitação. O projeto da capela será uma forma de manter a fé, paz e harmonia em um ambiente acolhedor, e que também traga um pouco da história que o estilo do hotel imprime”, explica o designer Andrei Ara, responsável pela área de design e pelos projetos do Hotel Saint Andrews.
Com conclusão prevista para junho deste ano, a capela está sendo construída através da técnica de construção por Cantaria, que utiliza pedra lavrada de maneira precisa, de modo que as peças se ajustam perfeitamente umas sobre as outras sem o auxílio de argamassa aglutinante. “Para o assentamento rigoroso utilizam-se grampos metálicos não aparentes. Apesar de ser um serviço sofisticado, que exige profissional bastante habilitado, trata-se de uma técnica milenar. Os templos gregos e romanos e as grandes catedrais medievais, como a Saint Andrews, foram, em sua maioria, executadas em cantaria”, explica Andrei Ara. Segundo o designer, o projeto utiliza blocos de pedras Ferro, tendo como um dos principais pilares a preservação do meio ambiente. “A paisagem ao redor da nossa capela é exuberante, abundante e diversa, com um paisagismo totalmente integrado a vegetação característica da região. Ao fundo, temos uma mata nativa totalmente preservada”, acrescenta. A capela terá como proposta proporcionar acesso dos visitantes a acontecimentos históricos, além de um calendário de atividades restritas aos hóspedes.
O QUE É TURISMO?
Falando nisso, o que é turismo, empreendedorismo e histórias em comum? Segundo Adriane Brocker, CEO da Brocker Turismo em Gramado/RS: “O turismo se destaca como uma das indústrias mais dinâmicas e promissoras. EMPREENDEDORES visionários estão atentos a essa tendência, enxergando uma oportunidade para criar experiências únicas e memoráveis. É aqui que entra a NARRATIVA. Não basta oferecer um produto ou serviço; é necessário envolver e contar uma HISTÓRIA cativante que desperte atenção, interesse e principalmente DESEJO do público. Ao combinar um destino como GRAMADO, empreendedores com boas ideias e histórias envolventes, podemos não apenas criar produtos que se destacam no mercado, mas também transformar as experiências dos viajantes e principalmente deixar uma marca PERENE e IMBATÍVEL no mundo do turismo.” Na foto Dudu Kny, Adriane Brocker e Guilherme Paulus (Fundador da CVC e CEO do Castelo Saint Andrews, que representam o encontro de empreendedores, pensadores e visionários, que têm o desejo de combinar tudo isso.
BNT MERCOSUL & CAPACITAÇÕES
A BNT Mercosul 2024 está se aproximando e promete oferecer mais uma edição de sucesso para os agentes de viagem. Com workshops, palestras e apresentações exclusivas, as Salas de Capacitação são um dos grandes atrativos do evento, proporcionando aos profissionais do setor a oportunidade de se atualizarem e se especializarem. O evento acontece nos dias 24 e 25 de maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. Idealizada e criada pela BNT Mercosul, as Capacitações se tornaram referência no mercado, sendo um momento essencial para os agentes de viagem estreitarem o contato com os principais destinos turísticos do Brasil. Com a presença confirmada de nomes renomados, tanto de destinos já conhecidos como de novas opções que estão se destacando no mercado, os participantes terão acesso a informações exclusivas e relevantes para o seu trabalho. Os expositores que apresentam seu destino nas capacitações, preparam materiais exclusivos que só serão exibidos nestes dias de evento, trazendo informações valiosas que não estão disponíveis em nenhum outro lugar. A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as Participações Especiais: Balneário Camboriú; Blumenau; Costa Verde & Mar; Grupo Oceanic; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Ministério do Turismo; Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catariana.
Além disso, a BNT Mercosul investe na qualificação do público presente, garantindo a presença apenas de agentes com Cadastur atualizado, que são agentes multiplicadores e impulsionadores do trade turístico. A presença desses profissionais nas capacitações certamente resultará em novas vendas e parcerias, contribuindo para o desenvolvimento do setor como um todo. As inscrições para a BNT Mercosul 2024 já estão abertas e podem ser realizadas AQUI. São quatro categorias que podem se inscrever: Agente de Viagens, Operadores, Trade e Imprensa. Agentes de viagens devem informar seu Cadastur válido e atualizado, que é uma pré-requisito para a participação. A avaliação da inscrição é realizada pela organização, e a confirmação enviada por e-mail
BNT MERCOSUL 30 ANOS
BNT Mercosul 30 anos: Geninho Goes mergulha na história e destaca expectativas para o futuro. Ao longo das últimas três décadas a BNT Mercosul se tornou um marco entre os eventos de turismo na América do Sul. Reconhecida por ser o evento que mais divulga o Brasil, com expositores das mais diversas partes do território nacional fazendo contato com agentes do Brasil e do Mercosul, a feira foi idealizada pelo empresário Geninho Goes, que trabalha com turismo a 40 anos. Para celebrar o aniversário de 30 anos da feira em 2024, o CEO conta um pouco sobre as origens, a evolução e os momentos mais marcantes da BNT. Segundo ele: “Muitos expositores falam para gente assim: “Não é qualquer evento ou empresa que chega aos 30 anos”. É muito importante fazer uma reflexão sobre isso: por que os nossos clientes voltam ano após ano? Nossos expositores voltam porque a BNT se transformou em um cenário qualificado e que dá retorno para eles. Trata-se da evolução de um evento que começou com menos de 500 participantes, com o objetivo de divulgar apenas atrações do Sul do Brasil, e que hoje é um palco para promover o turismo nacional. Nos tornamos o evento que mais promove o turismo brasileiro porque o nosso foco não é divulgar o exterior; não é levar gente daqui do Brasil para fora; o nosso foco é trazer gente de fora para o Brasil, fazer com que o profissional brasileiro valorize os nossos atrativos, e ajudar as empresas a fomentar a economia nacional. São 30 anos acreditando no Brasil, investindo no Brasil, impulsionando empresas brasileiras. Nossa forma de celebrar é entregar um evento que se formou com seriedade, com profissionalismo, e com muitas parcerias nesses 30 anos.
Para Goes, desde o início, sempre buscou a qualidade, não a quantidade de participantes. Criou um evento fechado onde somente profissionais de turismo podem participar. Além disso, todo agente de viagem inscrito precisa ter o Cadastur. Esta é uma maneira de valorizar o investimento do expositor. Quando um evento cresce com este conceito, ele cresce com um público qualificado. Ele cresce pensando em resultados, não apenas em quantidade. Então, o foco nunca foi ter corredores abarrotados, mas sim profissionais de qualidade, que possam dar retorno aos investimentos realizados pelos destinos e pelos seus expositores. O mesmo se aplica para as salas de capacitação, que reúnem um público qualificado, com profissionais interessados. É isso que fez da BNT, durante esses 30 anos, ser um evento respeitado pelo Trade. Para Geninho, criar a BNT não foi simplesmente uma ideia. Foi uma jornada que levou a criar a BNT, com uma bagagem de quem veio de São Paulo, foi gerente do Hotel Marambaia, foi Diretor de Marketing da Secretaria de Balneário Camboriú, Secretário de Turismo de Porto Belo, Professor na Faculdade de Turismo da Univali e Consultor do Sebrae.
EMPREENDEDORISMO
Dessa forma, quando a BNT surgiu, ele tinha 26 anos e já estava no turismo há nove anos, era muito jovem. A BNT foi a grande oportunidade de empreender, começando do zero e apenas com o conhecimento da faculdade e da prática nas empresas por onde tinha passado, como a Folha de São Paulo, o Caderno de Turismo, uma operadora de Turismo em São Paulo. Desde seus 17 anos de idade, conheceu várias empresas, vários setores, vários segmentos para então poder fazer uma feira que promovesse o Brasil. E ainda assim, já realizando a BNT, continuou com outras atividades, inclusive escritor, palestrante, e Diretor do Beto Carrero World. Pode-se então afirmar que tem uma vida focada e voltada para a atividade turística. Sendo assim, não foi um evento, ou apenas uma ideia isolada, foi algo que teve relação com sua vida toda.
Leia ainda: Balneário Camboriú terá túnel de vento a 300km/h de queda livre
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Santa Catarina busca TAP para conectar-se diretamente a Lisboa
Volume de receitas de atividades turísticas continuam em queda
Recorde para Viagens e Turismo em 2024 prevê WTTC
Temporada de verão em Santa Catarina supera expectativas
Estou cansado da religião dos chefs: restaurantes não são santuários…
Performance das viagens internacionais chega a R$ 1,027 bilhão em fevereiro
O mundo das estatísticas parece assombroso aos olhos de quem as examina
Despesas de empresas com viagens corporativas chegaram a R$ 118,7 bi
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental