AÇÕES, CORREDORES CHEIOS E MUITO OTIMISMO
Depois das quase 1000 mil pessoas que acompanharam na última quarta-feira (5), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), a abertura do 19º Festival das Cataratas, o primeiro dia de feira foi de arrastar multidões nos corredores do evento. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DE ONTEM E HOJE.
Ontem, nos discursos das autoridades, prevaleceu o tom de otimismo em relação ao setor, que é responsável por aproximadamente 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O ministro do Turismo, Celso Sabino, por exemplo, lembrou que o Brasil foi recentemente eleito pela Revista Forbes como o melhor país do mundo para se fazer ecoturismo e também destacou duas leis aprovadas pelo Senado (a Lei da Embratur e a Lei Geral do Turismo) que devem “trazer uma série de vantagens para todos os empreendedores que vivem o turismo”. Sabino ainda aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente para reforçar o compromisso do setor com as questões relacionadas à sustentabilidade.
Quem também trouxe boas notícias foi o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes. “Neste ano, vamos chegar a 10 mil empregos gerados na cadeia do turismo do Paraná”, afirmou, além de citar os programas Paraná Mais Eventos, Paraná Turismo Mais Infraestrutura e Paraná Mais Viagem como importantes iniciativas para incrementar a atividade turística no Estado. Por sua vez, o anfitrião da noite, idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou as belezas naturais da região. “Não temos palavras para descrever o nosso ‘quintal’ (fazendo alusão às Cataratas do Iguaçu). Queremos que vocês façam negócios, interajam, confraternizem, mas, sobretudo, nossa maior intenção é encantá-los com o que vemos todos os dias”. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DE ONTEM E HOJE
Já o Diretor-Geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, pontuou que o turismo é uma das prioridades da atual gestão e que, neste momento de retomada nacional com o aumento real da renda e a redução do desemprego, o consumo aumenta naturalmente e, com isso, o turismo “tem um horizonte gigantesco”. Ele também adiantou que a hidrelétrica irá transformar, em breve, o Lago de Itaipu em um grande espaço para a exploração do turismo.
ACORDO E TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA
Durante a abertura do Festival das Cataratas, o Instituto Idestur – por meio da diretora Mayara Angeli – recebeu das mãos do deputado estadual Denian Couto o Título de Utilidade Pública, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O instituto sem fins lucrativos tem como objetivo desenvolver projetos estratégicos nas áreas de turismo, inovação, tecnologia, meio ambiente, esporte e cultura. A noite também marcou a assinatura de um termo de cooperação técnica, científica e cultural entre o Viaje Paraná e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Os dois primeiros projetos que serão conduzidos juntos serão um estudo para a implantação do tax free no Paraná e um estudo que envolve o setor náutico.
A vocação turística que o Brasil possui foi elogiada pelas autoridades paraguaias presentes na solenidade. O governador de Alto Paraná, César Landy Torres, disse que o país tem muito a aprender com o Brasil e que investir no setor pode “ajudar no desenvolvimento e na geração de empregos de uma nação”. Já a ministra do Turismo do Paraguai, Angie Melillo, compartilhou que está trabalhando para mostrar que o Mercosul é importante para o desenvolvimento dos países. “Não temos que competir entre nós, mas sim trabalhar unidos para conseguir grandes coisas”. Como exemplo de trabalho conjunto, ela citou a Itaipu, que está completando 50 anos de fundação este ano. “Quando o povo se une, pode construir tudo”. A mesa de honra também contou com a presença das seguintes autoridades: Ary Bitencourt, vice-presidente da Fecomércio; José María Arrúa, ministro de Turismo de Misiones; Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu; Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Professor Irineu Colombo, diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI); e Augusto Stein, gerente Regional Oeste do Sebrae Paraná.
Vale ressaltar que o 19º Festival das Cataratas reúne centenas de expositores em estandes espalhados pelo Rafain Palace Hotel & Convention. Entre os estados presentes, estão: Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Alagoas. Juntos, os expositores promovendo uma diversidade de atrações, desde o Carnaval baiano aos passeios de inverno da Serra Gaúcha. Presente no evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância destes espaços em um evento marcante para o calendário. “O turismo é o principal ativo da economia em diversas regiões do Brasil. Estamos mostrando para o mundo toda a nossa diversidade e também a hospitalidade, característica dos brasileiros, para os visitantes daqui do país e também aos estrangeiros”, afirmou. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DE ONTEM E HOJE
O idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, complementa: “Quem anda pelo festival observa a grandeza do nosso País. Nos enche de orgulho reunir tantos destinos todos os anos, atuando em prol do mesmo propósito e com parcerias importantes firmadas”, complementou.
PARAÍBA NO FESTIVAL DAS CATARATAS
Pela primeira vez, o estado da Paraíba está com estande próprio no Festival das Cataratas para mostrar as belezas e a infraestrutura turística local. A aposta está na visibilidade que um dos maiores eventos nacionais de turismo pode proporcionar ao destino, que vem atraindo cada vez mais turistas. De acordo com o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, participar do Festival “é a certeza de estar em uma vitrine comercial extremamente importante. Não cabia mais à Paraíba estar fora do rol dos destinos que investem no evento”, explica. No estande montado pela PBTur e pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, os participantes podem conhecer os atrativos, roteiros, equipamentos e serviços disponíveis no estado, que vive um bom momento no setor.
“A Paraíba tem uma oferta turística extremamente importante com vários produtos nas prateleiras das maiores operadoras do país. Estando no Festival das Cataratas, vamos conseguir fazer com que a Paraíba se torne um dos melhores destinos turísticos do Brasil”, celebra Lucena. Esse otimismo também é traduzido em números. Um levantamento realizado pela CVC, sobre a demanda para as férias de julho, revelou que a preferência do brasileiro permanece focada em destinos de praia e sol, colocando a capital paraibana como o segundo destino mais vendido. A empresa registra, para o período, um aumento de 10% na demanda em relação ao mesmo período do ano passado.
MALHA AÉREA
Além da capital João Pessoa, com seus 437 anos de história preservada, a Paraíba reserva outros destinos, com destaque para Campina Grande (responsável pelo maior São João do Mundo) e municípios estruturados. A malha aérea também vem melhorando consideravelmente, com a ampliação do número de voos disponíveis a partir dos aeroportos de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. “Do litoral ao sertão, estamos bem servidos”, complementa o presidente da PBTur. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DE ONTEM E HOJE
Enfim, na ponta do lápis, o primeiro dia da feira de negócios do Festival das Cataratas 2024 foi ótimo e a organização espera contalilisar 9 mil participantes. Além de tudo isso, o turismo brasileiro comemorou mais uma vitória nessa quarta-feira (5): a aprovação da modernização da Lei Geral do Turismo por parte do Senado Federal. A atualização da legislação brasileira sobre turismo (PL 1.829/2019) envolve normas relacionadas ao turismo, ao transporte aéreo e à hotelaria no Brasil e já tinha sido aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) também nesta semana. O texto, já aprovado anteriormente, volta à casa porque passou por algumas mudanças no Senado. a atualização da Lei Geral do Turismo é uma readequação do regramento social deste setor frente aos avanços da tecnologia e do próprio país. E entre as mudanças no texto original está a possibilidade de que produtores rurais possam ser inscritos no Cadastur. Com isso, produtores de vinho, queijos e outras iguarias poderão explorar a atividades turística e usufruir das vantagens do cadastro sem perder os benefícios da produção rural. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DE ONTEM E HOJE
Este jornalista está cobrindo o evento, a convite, tanto do evento como do Visit Iguassu Conventions & Visitors Bureau, se hospedando do Recanto das Cataratas Resort & Conventions, voando pelas asas da Azul e garantido pela GTA Travel Assistance. Jamais viaje sem o melhor seguro de viagens do mundo.
Leia ainda: Autoridades e trade de turismo dão o tom na 19ª Edição do Festival das Cataratas
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Festival das Cataratas se prepara para mais uma grande edição em Foz do Iguaçu
Pib nacional recebe impacto de 169,3 bilhões somente do turismo